terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Verão chego...

E você esta preparada pra colocar aquele biquíni?
Bom se a resposta foi sim, ótimo, agora é só manter.
Caso a resposta seja não, vou tentar ajudar um pouco vocês, pois sempre ouvimos muitas pessoas dizendo: "- Ah come aquilo que tu vai emagrecer." ou "-Toma aquele chá que vai secar a bariga em 2 (milagrosos) dias", essas coisas.



Vamos ver se certas coisinhas práticas podem fazer a  diferença:

1. Beber água ajuda a emagrecer?
Siiim e como ajuda hein! Como a água melhora o funcionamento do intestino, do fígado e dos rins, contribui para que as toxinas do corpo sejam eliminadas. Quando isso não acontece, gordurinhas se acumulam mais facilmente.
O hábito tem ainda uma vantagem psicológica: beber água ocupa a boca e o estômago e distrai da vontade de comer por ansiedade.
2. Cortar os doces é a melhor e mais rápida de emarecer?
 Infelizmente sim! Comer açúcar aumenta a fome.
Os doces saciam por poucos instantes e a fome volta com tudo. Se não conseguir cortá-los, coma-os depois de alimentos integrais ou fibrosos, que são processados mais lentamente.

3. Chá verde queima calorias?
Sim e não. Para digerir qualquer comida, o corpo gasta calorias – em média 15% do que consumimos por dia é queimado na digestão. Chá verde pertencem à classe dos alimentos termogênicos, que exigem que o organismo gaste mais calorias do que os outros na hora de processá-los. Mas alimentos com calorias negativas, que queimam mais do que valem, só existem nos nossos sonhos. Outra vantagem do chá verde é o efeito diurético, que ajuda a eliminar toxinas e desinchar.

4. O excesso de sal engorda?
Sim! O sal é composto de sódio, que não tem calorias, portanto não engorda. Mas ele facilita a retenção de líquidos. Ou seja, faz você inchar. Mas para evitar isso não adianta cortar o sal da salada. O problema maior é o sal de alimentos processados industrialmente. Um exemplo: 100 gramas de macarrão instantâneo têm 1.516 miligramas de sódio, contra 7 do macarrão integral.

5. Parar de jantar ou fazer jejeum ajuda na peda de peso?
Não! Quem quer emagrecer deve evitar ao máximo pular refeições. Parece contraditório, mas, quando comemos, damos permissão ao corpo para gastar energia. Sem comida, ele reprograma seu metabolismo para funcionar devagar, gastar menos energia e acumular bastante gordura assim que a comida reaparecer.

6. Refrigerante dá celulite?
Sim e não. O refrigerante em si não causa aquele terrível aspécto de casca de laranja na pele, mas contribui para que você engorde. E engordar facilita o aparecimento de celulite, também relacionada ao sedentarismo e a fatores genéticos. Mesmo o refri zero (sem açúcar) pode ser um problema. Há suspeitas de que ele engorde por conter gás carbônico (capaz de dilatar o tamanho do estômago) e sódio (que provoca retenção líquida).

7. E a cervejinha dá bariga?
Sim e não. No fundo, o problema é a quantidade. A cerveja é uma das bebidas alcoólicas menos calóricas. Se você se contentasse com um copo só, não haveria problema. Mas não é o que acontece... Além disso, ela costuma vir junto com um tira-gosto gorduroso. Essa bomba calórica de álcool (que fornece glicose “pronta”, metabolizada rapidamente), sal e gordura faz o corpo engordar e inchar.

8. É melhor comer alimentos crus do que cozidos?
Sim! Alimentos crus precisam ser mastigados mais vezes antes de ser ingeridos, o que é bom. Ao se satisfazer, o corpo demora 20 minutos para avisar ao cérebro que não é preciso mais comida. Mastigando mais, você ganha tempo para entender qual é a hora de parar.

9. Comer carboidratos depois das 18h engorda?
Sim e não. O que faz engordar, no fim das contas, é o consumo em excesso, independentemente do momento em que é ingerido. À noite, o metabolismo do corpo é mesmo mais lento, mas isso não prova nada sobre a relação entre a hora em que se come e a quantidade de gordura que se estoca. Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia. Quem mantém uma dieta equilibrada e faz exercícios físicos, quando janta seu carboidrato querido, só está repondo as calorias gastas ao longo do dia. O problema é comer à noite sem ter gasto energia suficiente antes...

10. Comer de 3 em 3 horas ajuda na perda de peso?
Sim e não. Comer acelera o metabolismo, por isso é interessante se alimentar em pequenas porções várias vezes ao dia. Para quem é compulsiva, o hábito também evita que a pessoa chegue à mesa com muita fome  e coma mais do que deve. O importante é fazer as três principais refeições café da manhã, almoço e jantar. Se sentir fome entre elas, coma uma fruta (ou duas!).
Espero que essas 10 dicas ajudem vocês ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário